Palestra sobre arroz lota auditório no Congresso Brasileiro de Nutrição.

01/11/2016

568

Ampliar a imagem - Palestra sobre arroz lota auditório no Congresso Brasileiro de Nutrição.
A palestra também abordou os diferentes tipos de arroz e seus benefícios na prevenção a uma série de doenças por conter quantidades significativas de nutrientes e vitaminas.

Cerca de mil pessoas acompanharam a palestra promovida pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) durante o Congresso Brasileiro de Nutrição nesta sexta-feira (28). O evento, que começou na quarta-feira (26) e vai até amanhã (29), reúne estudantes e profissionais da Nutrição de todo país na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, na Zona Norte de Porto Alegre. Na palestra promovida pelo Irga, o tema abordado foi “Arroz: Você Conhece esta Ferramenta de Trabalho?”. Quem falou sobre o assunto foi o nutricionista Gabriel de Carvalho, considerado referência na área.


O nutricionista esclareceu que o arroz está longe de ser um vilão nas dietas e que não deve desaparecer do prato. “As pessoas tendem a eliminar o arroz da alimentação pensando que ele é igual ao pão branco, mas, na verdade, o índice glicêmico do arroz é bem menor que o do pão. Isso, porque o arroz brasileiro tem maior teor de aminose e esse amido tem uma digestão mais lenta e, por isso, a glicose sobe mais devagar, liberando menos insulina, que é um dos hormônios envolvidos no ganho de peso e que pode ser problemático, especialmente para os diabéticos”, explicou.

A palestra também abordou os diferentes tipos de arroz e seus benefícios na prevenção a uma série de doenças por conter quantidades significativas de nutrientes e vitaminas. “O arroz é um alimento que tem muito poder. Com ele, nós podemos ter 10% das necessidades diárias de vitaminas extraídas de um só alimento”, esclareceu o profissional. Para a nutricionista Fernanda Fassarella, 38 anos, que veio do estado do Espírito Santo para participar do congresso, a palestra trouxe novidades. “As comparações entre os tipos de arroz, mostrando que um tem mais fibra, ou mais vitaminas que o outro, eu realmente não tinha conhecimento, achei bem interessante”, afirmou.

Gabriel de Carvalho foi quem trouxe para o Brasil em 1999 a, hoje famosa, medicina nutricional. O profissional concluiu a graduação em Nutrição em 1997 pelo Instituto Master de Educação Continuada (IMEC) e é diplomado pela Sociedade Gaúcha de Medicina Biomolecular e Radicais Livres, 1998 (Curso Básico), 1999 e 2000 (Cursos Avançados). O palestrante escolhido pelo Irga também é membro fundador e presidente do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e ainda presidente de Honra do SBNF Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional.

O Irga também participou do espaço Nutri Saber no Conbran, com a presença da nutricionista do Instituto, Carolina Pitta. A profissional deu dicas de nutrição e entregou aos congressistas um material com receitas à base de arroz. A ação faz parte do Programa de Valorização do Arroz (Provarroz), que tem como objetivo oferecer subsídios para formadores de opinião da área da saúde. O Espaço Nutri Saber é uma oportunidade para nutricionistas e técnicos explorarem ou lançarem suas produções.
Quem passou pelo local, voltará para casa levando mais conhecimento, como no caso da estudante do quarto semestre de Nutrição na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),

Ana Isa Lourenço, de 21 anos, que ficou admirada com a iniciativa do Irga. “O Provarroz cumpre um papel muito importante na nutrição porque encoraja o consumo do arroz em uma dieta saudável, mostrando que ele pode e deve estar presente nas nossas refeições”, avaliou a estudante.

A próxima edição do Congresso Brasileiro de Nutrição já tem local definido, o evento ocorrerá em Brasília (DF).

Fonte da notícia: Planeta Arroz | 30.10.2016 | ARROZ por Sara Kirchhof/Irga

Recentes

Continuar lendo 20ª Fenarroz
26/02/2018
763
20ª Fenarroz começou a ser divulgada na Abertura da Colheita do Arroz
LER
Continuar lendo La Niña pode favor...
19/12/2016
612
A projeção do Irga é de que o volume produzido na temporada 16/17 seja 15% maior do...
LER
Continuar lendo Excesso de chuva c...
01/11/2016
861
Chuva e granizo afetaram muitas lavouras do Sul do país. Foram registrados estragos ...
LER

Fale Conosco

BR 153, 894 | Bairro Marina Cachoeira do Sul/RS

(51) 3723-7600

sac@moraes.com.br

Copyright 2014 - 2019 © Engenho Moraes